sábado, 10 de abril de 2010

Quinta e sexta

Quinta-feira de manhã eu fui fazer um trabalho da faculdade na casa de uma amiga minha.
08h15 eu cheguei ao ponto de ônibus e vi que "aquele senhor que sempre fica lá sentado" já estava lá. Eu dei bom dia e ele respondeu.
Só que tem um "problema". Este senhor gosta muito de conversar.
Foi logo perguntando: "Aquele que veio com você até aqui é seu pai?"
"Sim", eu respondi.
Ele: "E vocês moram onde? Porque eu sempre vejo ele passando para aquele lado..."
E eu expliquei a ele onde morávamos e etc. Só que eu comecei a perceber que ele não escutava muito bem.
E ele começou a conversar mais: "Vai pra escola?"
eu: "Não, vou fazer um trabalho"
ele: "Ah, vai pro centro?"
eu: "Sim, eu vou"
Um tempo depois veio o ônibus que ia pro centro. Só que eu tinha combinado com um amigo meu que a gente pegaria o mesmo ônibus, e como ele não tinha ligado ainda avisando que já estava no ônibus, eu não pedi parada.
ele: "Olha aí teu ônibus"
eu: "Não, mas eu não vou nesse. Tô esperando um amigo meu"
ele: "Mas você não vai pro centro? Esse é o teu ônibus!!"
Eu repeti umas 3 vezes e ele entendeu.
Depois ele começou um monólogo, já que não escutava as coisas que eu falava.
"Eu digo quem vai ganhar a eleição de governador esse ano. É 'Fulano'. Vai dar de lavada em tudinho! O povo fica falando mas não sabe de nada... ... ..."
Eu só sorria pra ele e concordava com a cabeça.
ele: "Pode me perguntar o nome de qualquer prefeito, vice-prefeito daqui de Campina. Qualquer governador da Paraíba... Presidente do Brasil. Eu digo! Faz 64 anos que eu voto! Comecei a votar com 21 anos. Nunca deixei de votar. E nunca esqueci o nome de nenhum deles! Isso aqui tudinho antes não tinha energia elétrica. Não tinha escola pública. Depois de muito tempo é que fizeram aquele Estadual da Prata. Era só Damas, Pio XI e Alfredo Dantas. Pode me perguntar qualquer coisa, minha memória é muito boa! Eu sei a data que o Papa João Paulo II foi eleito, sei a data que ele morreu. Sei o dia que aquele cantor famoso dos Estados Unidos morreu, como é o nome?"
eu: "Michael Jackson" [gritei umas duas vezes o nome dele]
ele: "Esse mesmo. 25 de Junho de 2009."
[Nunca mais esqueço essa informação]
Depois ele voltou a falar de política, o que me irritou muito. Eu odeio conversar sobre política. Mas continuei sorrindo e balançando a cabeça. Ele começou a se empolgar e falar mais alto, o que começou a dar dor de cabeça.

Esse senhor é uma boa pessoa. Provavelmente uma pessoa solitária. Ele até disse que fala as coisas dentro de casa e as pessoas não o escutam, esquecem o que ele diz.
Muitas vezes ele fica sentado na sombra da árvore em frente à casa dele, só observando o movimento. Às vezes vai pro ponto de ônibus e fica puxando conversa com as pessoas. Ele só quer alguém com quem possa compartilhar suas ideias, suas experiências de vida.
E apesar dos gritos dele eu gostei de ouvi-lo.
Me peguei pensando em quantas vezes eu só presto atenção nos defeitos dos outros e deixo de aprender e aproveitar os que as pessoas tem de bom.
Fui fazer o trabalho feliz. Voltei pra casa feliz. De noite eu estava um pouco triste mas sempre acontece algo que nos faz pensar que não precisa ficar triste.

Sexta-feira apresentamos o trabalho sobre o filme "Bicho de 7 cabeças". Um filme excelente que me surpreendeu muito. É uma história bem triste, o filme é muito bom. Eu recomendo. O trabalho deu supercerto e eu fiquei feliz de novo :)
Estou tendo dias felizes. É tão bom quando a gente faz a parte da gente...

Alguns dias atrás aconteceram alguns fatos que me deixaram triste, mas com relação a isso eu não posso fazer mais nada, principalmente quando tudo o que eu falei foi mal interpretado.
Enfim...

Boa noite, até amanhã, durma bem.

3 comentários:

gustavo disse...

Adorei esse post, mesmo mesmo!
que essa semana seja feliz também xD

Danilo disse...

Mariana, já aconteceu isso comigo também, mas nunca tinha pensado por esse lado: as pessoas são solitárias mesmo. Principalmente os mais idosos sempre querem conversar, mas a gente nunca dá atenção e ainda os achamos chatos. Pode até ser verdade, mas não é culpa deles. Pode ser só solidão mesmo.

Posto muito legal.

Um abraço

Thay Gomez disse...

Amei o post, amiga.
E adorei o velhinho! Sabe do meu pequeno problema,kkkk O Marques, e tal...

"É tão bom quando a gente faz a parte da gente..."

Adorei isto!
Xero!