segunda-feira, 23 de março de 2009

Tempos de escola

Falo agora um pouco sobre meus tempos de escola...

Maternal II: Iniciei minha vida acadêmica aos 3 anos, em 1992, no IPEN - Casinha de Brinquedo. Não lembro de muita coisa desse tempo...
Eu estudava no horário da tarde.
Um dia um dos meninos pregou chiclete no rosto todo. [detalhe: ele usava óculos]
Tinha uma menina que faltava muito e quando ía chorava sem parar; Um menino que queimou o braço com o ferro de passar; Outros meninos gostavam de bater nesse do ferro porque ele era menor; Uma menina que usava sutiã [bustiê]; Outra que era bem maior do que todos nós; Outra bem estranha que quando a gente sorria pra ela, ela sorria bem rápido e depois ficava séria [isso tudo com uma chupeta na boca]; Eu guardei o pior para o fim: um menino, que me lembro bem, que sempre era chamado pelo apelido [ridículo por sinal], ultra manhoso e que nunca, nunca mesmo largava a chupeta... a não ser, é claro, quando ela caía no chão e ele sem dó nem piedade colocava a chupeta de volta à boca, só esfregava bem rápido na roupa, antes de chupar [pra fazer de conta que tinha limpado alguma coisa], essa chupeta caía também na areia e vai saber mais onde! Mas o ritual de limpeza era sempre o mesmo. Esse mesmo menino tinha sempre o nariz escorrendo... aquela espécie de muco bem denso que vai-e-volta. [sem mais comentários!]
Lembro que alguns dias na semana um saco cheio de instrumentos musicais era aberto e a gente podia brincar à vontade... só tinha um problema: eu só pegava a flauta! E eu queria muuuuito a gaita, porque era o instrumento mais bonito e de som mais diferente - Nunca consegui.
Lembro que teve um aniversário e o finado Palhaço Pipoquinha animou a festa [à fantasia e minha roupa era amarela e de tema carnavalesco]. Nesse dia participei de uma brincadeira e ganhei uma boneca de brinde. Eu amava usar meu avental [nas aulas de pintura] e amava o cheiro que ele tinha . A professora era o máximo, mas teve que sair antes do final do ano porque estava grávida [Tia Dora], quem assumiu o lugar, se não me engano, foi Tia Santana, que também era o máximo e com o tempo aprendi a gostar tanto quanto da anterior.

Jardim I: 1993. Foi no Recanto Infantil, Alto Branco, que era onde morávamos na época. Tinha 4 anos. Não lembro quase nada... Tinha uma amigo chamado Leandro que sempre ía acompanhando a gente [eu e minha mãe] no caminho da escola, com a mãe dele. Tinha algumas amigas mas não lembro de nenhuma delas, exceto Maria Antonia... que não tinha muitos amigos e quase ninguém falava com ela porque ela era diferente, eu não entendia porque a maioria agia de forma tão ruim com ela... ela era legal. Lembro que um tal de Mateus fez aniversário e eu dei um helicóptero de plástico de presente, que mainha comprou na extinta Brasileiras. [Até hoje não sei porque tive que dar um presente a ele... fiquei toda por fora na hora de entregar e nem disse nada, só coloquei lá na mesinha dele. Isso me faz rir agora!]
Certo dia sofri uma big queda na hora do recreio e ralei meu joelho. Carrego a cicatriz até hoje!
Também tinha outro amigo que morava em frente à minha casa, acho que o nome dele era Lucas, mas isso é um chute... Tirei uma foto com ele e mais outro: Nunca vi essa foto!
Não fui até ao final do ano, não sei porque... Parece que eu não gostava de ir à escola. Minha irmã ficou me "ensinando" em casa.

Jardim II: No final de 1993 nos mudamos para a granja do meu tio, em São José da Mata, distrito de CG onde meus avós foram morar. Entrei na escola de lá [CNEC] em 1994, com 5 anos, no Jardim II. Estudava pela manhã e detestava acordar cedo. Tinha muitos amigos e gostava de todos eles. Como em toda turma, havia aqueles "excluídos" porque corria o boato de que tinham piolhos. Sempre fui amiga de todos eles e nunca tive piolho algum! No final do ano ficou constatado que eu já sabia ler e escrever e decidiram que eu estava apta para fazer a 1ª série, sem fazer a Alfabetização. Parece que meu pai não gostou muito da ideia, mas eu acabei indo pra 1ª série mesmo assim.

Continua no próximo capítulo...

2 comentários:

gustavo disse...

que fofo, mano. "Iniciei minha vida acadêmica aos 3 anos" ri muito, não sei porque o.O

bem, não consigo lembrar de muita coisa dessa época, só do que minha mãe disse que aconteceu... mas é fofo do mesmo jeito (com ou sem nostalgia)

verdade que tu 'pulasse' pra 1a série também? Como somos precoces!

xD mal posso esperar pelo restante (sem pressão uahuahuaha)

:*

Thay Gomez disse...

Hehehe, a vida acadêmica também me chamou a atenção!

Como foi tua Páscoa, miguxa?
Todos bem?
Depois vou acrescentar meus pensamentos sobre minha própria vida acadêmica XD